A PALAVRA DE DEUS ECOA

Sem. Gefferson de Sousa Pinto

Diocese de Três lagoas/MS – 2º Ano de teologia

“Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam sem terem irrigado a terra, sem tê-la fecundado e a fazer germinar, dando a semente ao que semeia e o pão ao que come, assim será com a minha palavra, que sai de minha boca: não voltará a mim sem efeito, mas fará o que desejei e realizará aquilo para o qual a enviei”. (Is 55,10-11)

Desde o começo da história do Povo de Deus, temos diversos testemunhos que demonstram o modo como este relacionava-se com a divindade, e este “modo” era justamente por meio do uso da palavra. A palavra em si era considerada como algo poderoso, uma vez que, foi por meio desta que tudo fora criado, e o povo do antigo Israel tinha isso muito presente em suas vidas. Era por meio, da palavra também, que Deus se dirigia aos homens, seja por meio de sonhos ou oráculos proféticos.

A Sagrada Escritura atesta que na ortodoxia do povo de Israel, a palavra recebe um valor único, pois diferente das formas de se relacionar com Deus, das diversas outras religiões daquele período, na fé israelita o modo de relacionar-se com Deus era essencialmente por meio da palavra.

A partir disso, entende-se que esta relação, mesmo que em níveis distintos, é uma relação entre pessoas, que parte primeiramente da iniciativa de Deus e da escuta ou adesão de seu povo. Assim se dá essa belíssima relação, que permite que se conheça a Deus e que ao mesmo tempo se estabeleça uma comunhão. 

Estes aspectos acerca da Palavra de Deus, permeiam toda a história, até os nossos dias, e é deste modo que podemos afirmar que a Palavra de Deus ecoa. Pois ainda hoje, o modo pelo qual nos mantemos próximos e nos deixamos ser conduzidos por Deus, é por meio de sua palavra. O Deus que por meio da palavra criou tudo, e conduziu seu povo em cada instante, também caminha conosco, fala aos nossos corações e nos sustenta a todo momento.

Ecoar a palavra de Deus, portanto, significa assumir e dar continuidade, na missão que outrora fora dada diretamente aos Apóstolos pelo próprio Cristo, falar da Pessoa de Jesus e dos seus ensinamentos é ser extensão, é ser continuador da tradição dada pelos Apóstolos, nas palavras do próprio Jesus “Quem vos ouve, a mim ouve” (Lc 10,16). É assumindo a missão que nos fora dada por Jesus, que nos tornamos este “Eco” de Deus no mundo.

Que o Senhor em sua infinita bondade e misericórdia, nos ajude cada dia mais em nossa caminhada, para que possamos fazer ecoar a Palavra de Deus aos quatro cantos do mundo.