A Catequese na Vida da Igreja

 “Levanta marcos para ti, coloca indicadores de caminho, presta atenção ao percurso, no caminho por onde caminhastes” (Jr 31,21).

           Conforme o que se sabe, a Igreja nasceu do lado aberto de Cristo na cruz, dentro do evento pascal e com a missão de Salvar, Cuidar e Evangelizar. Sua natureza é ser mistagógica, geradora de vida, de ministérios e serviços. É o lugar do anúncio do evangelho, da transmissão e vivência experiencial da Palavra e da Eucaristia. “É na Igreja que podemos falar em iniciação à vida cristã” (Iniciação à Vida Cristã. p.53). É onde o fiel que crê é acolhido por ela e chamado a viver em comunhão no Espírito Santo, numa só fé, num só batismo e a caminhar juntos no amor.

         A Igreja Kerigmática e missionária, chamada a salvar, evangelizar e a alcançar todas as realidades distantes dos grandes centros, das periferias, dos povos rurais e de todos os seguimentos da sociedade, precisa cultivar o olhar atento para a realidade com suas mudanças, exigências e necessidades. Pois, é na Igreja que se desenvolve a catequese, em meio a todas as transformações. É na Igreja que a catequese busca e amplia o seu novo olhar a partir de sua fonte originária.

          Nos primórdios da Igreja, a catequese era a iniciação à Vida de fé e de comunidade; marcada fortemente pela vivência dos apóstolos, pela celebração e partilha do pão (Eucaristia) e, vida fraterna. Pode-se dizer que, daqui foi-se originando o catecumenato que preparava os candidatos “à vivência na comunidade cristã” (Catequese Renovada p.10).

          Com o passar do tempo a catequese perdeu essa característica da iniciação à comunidade de fé. E com as mudanças e o processo de evolução, a sociedade passou a ser influenciada pela religião cristã, o que deu origem ao que chamamos de cristandade. Deste modo, a catequese tornou-se um processo de imersão nessa cristandade. A partir deste ponto histórico, a catequese foi-se consolidando como instrução. Uma modalidade marcada pela doutrinação, numa época em que surgiu os catecismos.

              No avançar do tempo, redescobriu-se na catequese a importância fundamental da “iniciação Cristã” e do lugar primordial que nela cabe à comunidade de fé. Isto, é o que ocorre nos dias atuais, pois, apesar de o termo “iniciação” não ser tão habitual, o seu uso está ecoando, pois, o ser humano ainda continua tendo que ser iniciado. Por isso, hoje a Igreja tem buscado fazer esse itinerário da iniciação Cristã, como um caminho progressivo, por meio de etapas, de ritos e de ensinamentos que visam realizar uma transformação religiosa e social do iniciado. Este itinerário consta-se de: “O anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho, a experiência de conversão, a profissão de fé, o batismo, a efusão do Espírito Santo e a comunhão eucarística” (CIC, p.1229).

            Nesta perspectiva a Igreja tem desenvolvido “processos de iniciação” para evangelizar e formar aqueles que irão assumir o projeto de Jesus e seu Reino. Desde o Concílio do Vaticano II, a Igreja tem apresentado propostas para Iniciação à Vida Cristã e para a experiência catecumenal, apresentando o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, com intuito de propor a fé cristã na sua autenticidade, integridade, iluminando com as sagradas escrituras, a Palavra de Deus e a prática da oração. Portanto, a catequese na vida da Igreja visa conduzir a pessoa ao verdadeiro e profundo encontro com a pessoa de Jesus Cristo, percorrendo um caminho de conversão, adesão e compromisso com o anúncio e o testemunho do evangelho de Jesus Cristo.

 Ir. Valdinéia Aparecida dos Santos, MNSG.

REFERÊNCIAS

3ª SEMANA Brasileira de catequese. Iniciação à Vida Cristã. 1ª Ed. Edições CNBB, 2010.

DOCUMENTOS CNBB nº 107. Iniciação à vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários. 2ª Ed. Edições CNBB, 2017: São Paulo.

DOCUMENTOS CNBB nº 26. Catequese Renovada. 37ª Ed. Paulinas, 2006: São Paulo.

ESTUDOS DA CNBB, nº 80. Com Adultos, catequese adulta. Paulus, São Paulo: 2001.