Início » Família Graciana: lugar da comunidade e da missão

Família Graciana: lugar da comunidade e da missão

A comunidade é o lugar de cativar, de criar laços fraternos, lugar também da humanidade centrada em Cristo.  Para isso somos convocadas a “aspirar os dons superiores” (I Cor 12,31). A caridade é o dom por excelência (ICor 13,13). E todo amor que vai além do dever é Cristocêntrico.

Durante o retiro meditamos da mesa da Palavra à mesa Eucarística. Refletimos sobre a vida comunitária a partir da Linguagem das palavras. A Palavra pode ter a leveza do vento ou força da tempestade, depende como as proferimos, há palavras bem ditas e mal ditas… As palavras de Jesus foram sempre Bem ditas, salvíficas, cheias de vida, de cura, de encorajamento e de luz. Portanto toda palavras bem dita, se tornam Benditas. É na Palavra do Verbo que somos redimidos. Enfim, palavras não são só “Palavras, são versos, são notas, são bênçãos…

Todo retiro é tempo de ouvir o céu, “Eis que estou a porta e bato” (Ap 3,20), mas também tempo de estar consigo mesmo, tempo de repouso, pausa, oração, solidão com o Senhor e sobretudo para “ampliar o espaço de nossa tenda” (Is 54,1 s).

O desdobramento de nosso Retiro se deu a partir da releitura do itinerário dos discípulos de Emaús (Lc 24,1ss). Jesus que se aproxima dos dois discípulos. No primeiro momento se coloca como alguém que ignora os fatos a respeito do que aconteceu em Jerusalém, assumindo a pedagogia do “não saber”. Numa perspectiva de escuta, para depois, explicar-lhes as passagens das Escrituras a seu respeito, e assim fazê-los compreender sua paixão, morte e ressurreição. A Escuta da palavra fazem seus corações arderem, enquanto o Pão partido move os seus pés a se porem a caminho de volta a Jerusalém. Só a Eucaristia fonte de amor ágape, recupera o que está ferido pelo pecado, pelo egoísmo, pelo medo, pelo desamor e pela desesperança.

Bendito Retiro pregado pelo Padre Marcelo Carlos, sss que nos impulsiona a voltarmos à missão e a continuar servindo a partir de nosso Carisma e espiritualidade, com palavras e gestos humanizadores, fortalecendo nossa caminhada pessoal e comunitária!

Irmã Luciene de Souza de Sá, MNSG