Início » CARISMA E ESPIRITUALIDADE

CARISMA E ESPIRITUALIDADE

CARISMA, MISSÃO E ESPIRITUALIDADE

Na vivência do carisma cultivamos a simplicidade e a alegria, dispensando ternura e amor aos menos favorecidos, concretizando nossa missão em várias formas de serviços: pastoral, educação e obras sociais, onde se faz necessário a presença do Instituto. Em virtude deste carisma envidamos todos os nossos esforços, no hoje, para dar uma resposta às necessidades da Igreja, trazendo para a nossa  missionariedade,  a Fé, a Coragem  e a Caridade que nos impulsionam  a sermos abertas ao novo, mesmo em meios aos desafios, uma abertura   que nos leva estarmos atentas às recomendações do Papa Francisco:  “ser uma Igreja em saída.”

Nossa vocação se caracteriza pela centralidade na Eucaristia e em Maria .”POR MARIA TUDO AO SALVADOR”. Lema escolhido pelo nosso Fundador Padre Bruno Konrad List, pois,  Maria é aquela  que leva até Jesus, seu Divino Filho as nossas  ações. Ela deu um sim sem reserva a Deus, ensinando-nos,  a estar  em adoração ao  Deus feito homem como reza as nossas constituições.

Na Eucaristia estamos misteriosamente enraizadas, como Maria está enraizada no mistério da Redenção. Nós nos comprometemos a adoração diária, momento privilegiado de nosso encontro com o sagrado que o silêncio da escuta, orienta nossas vidas, nossos atos, nossa conduta e se torna sustento da nossa vida e missão.

É neste  momento de intimidade que procuramos rever  a nossa adesão ao Deus de amor  e a profundidade  do  chamado,  sempre sob  a lucidez do olhar  de Maria  que na gratuidade diz SIM à vontade  do Pai.  Maria esteve por excelência no centro dos caminhos incompreensíveis de Deus, nele se pôs na obscuridade, ela que esteve com os apóstolos no cenáculo, nos conduzirá à transcendência, vida que se torna Eucaristia.  Nossa participação à celebração eucarística diária nos encoraja  ir até o fim no amor  a Cristo que é o ápice de nossa vida. Ele mesmo nos afirma: “Como o pai me amou, também eu vos amei, permanecei em meu amor”.

Alimentadas por este amor, somos chamadas a viver em comunidade, na escuta mútua, na partilha, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. “Tinham um só coração e uma só alma” (At 4,32). Assim nossa espiritualidade, nos leva sermos mulheres de esperança, e alegres missionárias.