Início » PROCESSO FORMATIVO

PROCESSO FORMATIVO

Aspirantado

É um período de convivência na Casa de Formação ou na comunidade formativa onde a jovem irá conhecer melhor a Congregação e ser conhecida, tendo em vista o crescimento global, clareando as motivações vocacionais e preparando-se para o ingresso no postulado. A Congregação por sua vez, adquire um conhecimento da jovem e de sua realidade, acompanha-a individualmente e em grupo, e lhe facilita alguma experiência apostólica.

Postulado

É o período de formação inicial que precede o noviciado e possibilita à jovem formanda crescer no conhecimento de Jesus Cristo e cultivar um relacionamento pessoal com Ele. Discernindo a autenticidade de seu chamado à Vida Consagrada na Congregação dando continuidade ao processo de auto conhecimento e de integração da vida e o aprofundamento da fé. É um tempo privilegiado em que a postulante faz a descoberta progressiva da sua vocação; busca a identificação com a espiritualidade e o carisma da Congregação; realiza uma experiência de vida mais comprometida e participativa em comunidade; avalia sua capacidade para a vida em comum; aprimora seus conhecimentos bíblico, teológico, litúrgico, artístico, ecumênico e inicia a vida apostólica. OBJETIVOS: - Continuar o processo de formação e de integração global, de crescimento na fé e vivência comunitária, numa busca de assimilação do espírito e missão do Instituto. - Treinar para a convivência, o trabalho em equipe, a co responsabilidade, para a vida, organização e missão do Instituto MNSG. Aprofundar a opção vocacional através da oração acompanhamento pessoal no seguimento de Jesus Cristo, do Carisma, Espiritualidade e Missão do Instituto MNSG. e - - Complementar os estudos didáticos e aprofundar o bíblico e teológico.

Noviciado

É a etapa de formação inicial na qual a formanda conhece e experimenta o novo estilo de vida que a Congregação lhe oferece, por meio de uma forte experiência de Deus, da integração comunitária e participação na missão, para discernir sua opção vocacional e decidir-se pelo seguimento de Jesus Cristo nessa Congregação por meio da profissão temporária.

Juniorato

O Juniorato se faz nos três primeiros anos, após a profissão temporária. É o prolongamento da formação do noviciado, em que a neoprofessa amadurece a fé já comprometida na vida evangélica e orientada por uma opção consciente. Nesse período, há uma busca de harmonia entra a vida apostólica missionária e uma profunda vida de oração.