Coração de Jesus paciente e de muita misericórdia

Oh! Como é lindo pensar na misericórdia infinita que emana do Coração Amabilíssimo de Jesus.

Quando vemos a imagem do Coração de Jesus com uma chama de fogo saindo de seu interior e uma cruz na parte superior, logo pensamos no sacrifício que Jesus fez por todos nós pecadores derramando seu próprio sangue na cruz e no amor ardente que levou-o a ter seu coração traspassado por todos nós.

A festa propriamente dita do Coração de Jesus foi celebrada, pela primeira vez, em 20 de outubro de 1672, pelo padre São João Eudes. Depois, aparecendo muitas vezes a Santa Margarida Maria Alacoque, de 1673 até 1675, foi que Jesus revelou sobre a devoção ao Sagrado Coração, “a grande devoção”, e sobre o desejo da instituição desta Festa, mostrando-lhe o Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado.

Mas, afinal, o que é realmente celebrar a festa do Coração de Jesus? Penso que toda vez que deixamos nosso coração arder de amor pelos irmãos e irmãs estamos celebrando a festa do Coração de Jesus. Acredito que Ele se alegra muito mais quando colocamos em prática o que Ele nos disse no Evangelho: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” e ainda: “Sede misericordiosos como o Pai celeste é misericordioso”. Ora, a misericórdia do Pai não está em nos amar mesmo quando somos pecadores? E nos amou tanto na nossa miséria que nos enviou seu Filho para nos justificar no seu Sangue precioso, visto que nós somos incapazes de nos justificar por nós mesmos.

Ah! Como estamos longe de amar nossos irmãos como Jesus nos ama. Temos mais facilidade em julgar e condenar do que em amar e agirmos com misericórdia. Vejamos, quantas vezes criticamos um irmão por dia? Ou rimos das fragilidades dos outros? Ou mesmo o julgamos em nosso coração? O Coração de Jesus é tão bom que nele não há espaço para julgamentos, seu Sagrado Coração é paciente e de muita misericórdia para conosco todos os dias, todos os segundos de nossa vida diante das inúmeras ofensas que cometemos contra Ele e contra nossos irmãos. Ai de nós se não fossemos alvo de tão grande amor. Ai de nós! Estariamos perdidos e rompidos para sempre com a plenitude da Graça, isto é, com a Vida Eterna.

O Coração de Jesus é portando a fonte do Amor, a Misericórdia que vem de encontro com conosco, os miseráveis. É somente reconhecendo a nossa miséria diante de Jesus que poderemos receber de seu coração a riqueza de sua misericórdia que nos salva. Portanto, nos abandonemos à este Infinito amor para que o Coração de Jesus cure o nosso coração de todo orgulho, julgamentos, preconceitos e falta de amor. Que o coração de Jesus, paciente e de muita misericórdia, torne o nosso coração semelhante ao Dele para assim sermos paciente e de muita misericórdia para com nossos irmãos e irmãs tão necessitados da misericórdia como nós.

Irmã Vânia Danielle Dias Silva, MNSG